sexta-feira, 28 de março de 2008

Uma atividade ímpar, desenvolver um filme

Grupo B – 52
Roteiro para o filme

Tema: Filosofia como instrumento/ferramenta do autoritarismo

Anotações:De início conceituar autoritarismo, e provocar um pensamento filosófico como suporte para o anterior. A intenção é mostrar o grau de envolvimento com a violência e a legitimação de atitudes.

Duração:
50´Divisão do tempo de duração em 6 partes:
1. Introdução; (0´ a 5´)
2. Antiga; (5´ a 10´)
3. Medieval; (10´ a 20´)
4. Moderna; (20´ a 30´)
5. Contemporânea; (30´ a 40´)
6. Conclusão. (40´ a 50`)

1. Desenvolvimento de conceitos (igualdade, tolerância, justiça...)
Anotações:Do percurso para as formas de governo, e como a guerra foi utilizada neste viés (John Keegan). Bem como os conceitos necessários.
2. Antiga Anotações:Mostrar as formas de governo de Platão (A República) e, também, a distinção das pessoas existentes. Cortejar com Aristóteles e suas dietas voltadas para o aperfeiçoamento do modelo de ser humano, mais a perspectiva imperial romana de Marco Aurélio.
3. Medieval Anotações:Religião e Estado. Mostrar como as ordens guerreiras deixaram suas marcas com a batalha por Jerusalém (Templários). * Tomás de Aquino e Política.
4. Moderna Anotações:Os avanços tecnológicos justificados pela mudança de mentalidade. A constituição dos impérios e a seqüência na diferenciação humana presente na Grécia.
5. Contemporânea Anotações:“E com os meus atos eu dou a luz ao século XX.” (Atribuída a Jack, o estripador. No filme do J. Depp)Trazer os ideais que fundaram os movimentos extremistas que desencadearam a Primeira e a Segunda Grande Guerra Mundial. Fazer claras referências aos filósofos da época em questão.
6. Conclusão Anotações:Mostrar a evolução dos conceitos, e como a filosofia foi utilizada para justificar outros conceitos (intolerância, violência, Estado, ...). Bem como o autoritarismo já se valeu e ainda se vale de ideologias e a própria filosofia (Hugo Chávez e Evo Morales).

Material de apoio:
Livros - obras dos filósofos, mais o de John Keegan, mais alguns de História;
Filmes de Guerra (Platoon, Apocalypse Now, Hotel Ruanda...);
Outros filmes - Lista de Schindler; Forest Gump; O Pianista.

Proposta do Caderno de Atividades:Frente ao público o qual o vídeo é destinado (aluno de ensino médio), o caderno tem o fim de sedimentar os conceitos fundamentais e como eles se relacionam.

Nenhum comentário: